22 de outubro de 2014

7 erros que você provavelmente comete ao lavar suas roupas.

| |
Conheça os mitos e verdades esclarecidos por profissionais especialistas no segmento de limpeza e conservação.

Sempre existe a primeira vez, inclusive na área de serviço. Todo mundo já teve que medir a quantidade de sabão pra colocar na máquina de lavar e pensou se a quantidade era suficiente. Os cuidados com lavagem de roupas geralmente são aprendidos com as nossas mães, tias ou avós, mas nem sempre as dicas caseiras são realmente eficazes.

É bem possível que você cometa erros básicos ao lavar suas roupas em casa. Um deles, por exemplo, é quanto à verificação da etiqueta da peça. Você olha todos aqueles símbolos e entende o significado deles antes de colocar as roupas na máquina? É bem provável que não. Mas não se desespere, pois especialistas em limpeza e conservação da Lavasecco prepararam uma lista pra você não errar nunca mais.
1) Cuidado com o excesso de sabão
- As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica - atrito entre as peças - e atrapalha a limpeza. “Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem”, alerta Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco.
2) Uso de alvejante
- Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar.
3) Evite água quente
- É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. “Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa”, alerta Andréa Lira, especialista da Lavasecco.
4) Separe corretamente
- Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. “Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha”, indica Maria Alzira.
5) Sol x Secadora
- É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. De acordo com as especialistas da Lavasecco, roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas. “Ventilador é uma ótima opção para acelerar a secagem”, conta Andréa Lira. Nos dias de frio, a secadora entra em ação, mas nem todos os tecidos podem ser secos dessa forma. A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho. Atenção: lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.
6) Cuidados com peças íntimas
- Calcinhas e sutiãs sem bordados ou rendas podem ser lavados na máquina. As peças íntimas que possuem esses detalhes, aplicações em geral e aros no bojo, devem ser lavadas manualmente. Importante não torcer as peças íntimas, apenas as comprima. Você pode utilizar uma toalha também na retirada do excesso da água.
7) Edredons, tênis e apliques
- Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. “Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor”, comentam as profissionais da Lavasecco.

- Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. “Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto”, diz Maria Alzira.

- Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Seguindo essas 7 dicas você poderá prolongar muito mais a vida útil das suas roupas. A instrução de lavagem do fabricante, encontrada na etiqueta das peças, é muito importante, pois os símbolos explicam com detalhes como a peça deve ser lavada.

Serviços:
Lavasecco Franchising
Lojas em São Paulo (SP), Cotia (SP), Santo André (SP), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Maringá (PR), em breve.
SAC: 0800 771 21 61
www.lavasecco.com.br

16 comentários:

  1. Adorei as dicas, eu cometia vários erros, por exemplo, amo exagerar no sabão em pó!
    Beijos da Cássia, fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com
    instagram: @nosolhos

    ResponderExcluir
  2. nossa, dicas super boas! a gente em casasempre separa por cores, mas acho que acaba colocando mt sabao...

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Dicas importantes. Importante também lavar roupa preta separada!
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh! To orgulhosa de mim hahahahah
    acho que faço direitinho... só não sei sobre o edredom =/

    Amei MUITO os anéis... que lindos!
    A foto do tênis com a flores na grama está linda... quero uma igual haahahah

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia, vc é uma boa "dona de casa". Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Com certeza, sempre temos algo a aprender. Beijos

      Excluir
  6. Várias dicas ótimas... Acho que aqui em casa fazemos direitinho!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post.
    Eu lado minha roupa direitinho e graças a Deus minha máquina lava edredon.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!! Faco coisas erradas na lavagem, mas tb acertei algumas ebaaa rsrs rsrs... Vlw pelas dicas, muito bom!!

    ResponderExcluir

Clique em NOTIFIQUE-ME e receba a RESPOSTA para o seu COMENTÁRIO! Atenção!!! Os comentários com spam, conteúdo ofensivo ou propaganda, serão excluidos automaticamente. Obrigada por estar aqui, beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...